Conheça detalhes importantes dos processos de gerenciamento de resíduos de borracha.
Resíduos de borracha: seus tipos e descarte
Existem as borrachas naturais e as sintéticas. A primeira é um polímero obtido da seiva da seringueira, árvore de origem amazônica. Já a borracha sintética é fabricada a partir do petróleo. A diferença mais aparente entre as duas é a resistência ao calor, em que a sintética racha facilmente com mudanças abruptas de temperatura. A maior parte dos pneus (responsável pela maioria de resíduos de borracha) é feita com cerca de 10% de borracha natural (látex), 30% da sintética (petróleo) e 60% de aço e tecidos, que fortalecem a estrutura.
A borracha é um resíduo de reciclagem complexa. No entanto, é possível dar a ela um bom destino, de forma a evitar problemas de caráter ambiental e social. Existem muitas aplicações para esse resíduo na indústria, o que permite alternativas sustentáveis que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Fabricação, coleta e destinação do pneu
No Brasil, 70% da produção industrial de borracha é direcionada para a fabricação de pneus. Ou seja, grande parte dos resíduos de borracha são principalmente formados por pneus inservíveis. O ciclo do pneu é considerado como logística reversa de uma matéria-prima ou produto, com a adesão de responsabilidade social por meio da sua destinação correta. Veja abaixo o trânsito cíclico do pneu:
1. Produção fabril Utilização da borracha para fabricação de pneus. O produto sai da indústria para pontos de venda.
2. Lojas/varejo
Revenda do pneu para o consumidor final.
3. Coleta/descarte Quando o pneu perde sua vida útil, deve ser levado para o ponto de coleta mais próximo. No estado do Rio de Janeiro, existem mais de 70 pontos de coleta, segundo o Ibama. No Brasil, o número ultrapassa os 1.700.
4. Destinação Nessa etapa, o pneu pode ser enviado para diversos destinos incumbidos de cuidar de sua reutilização.
5. Reaproveitamento O pneu é convertido e reaproveitado pela indústria como fonte de energia ou produção de outros materiais que atendem diversas finalidades.
Principais destinações do pneu e da borracha em geral
Asfalto-borracha – O pneu é triturado e convertido em pó para compor a massa asfáltica.
Artefatos de borracha – A borracha é retirada dos pneus sem utilidade para produção de tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas.
Coprocessamento – É a destinação mais comum para o pneu (cerca de 70%), em que o pneu é usado em substituição de combustíveis fósseis, destruído em alta temperatura, com emissões controladas.
Laminação – Recorte do pneu em lâminas para a fabricação de percintas, materiais de vedação, solas de calçados, pisos industriais, dutos de águas pluviais, etc.
Comércio de resíduos de borrachas e pneus É possível lucrar com destinação de borracha. Essa oportunidade está atrelada às diversas aplicabilidades de destinos que a indústria pode dar a esse resíduo, utilizando-o como matéria-prima secundária. Existe mercado para todo resíduo de borracha que é gerado.
Outro fator é a Resolução Conama no 416/2009, que estabelece que para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes ou importadoras devem dar destinação adequada a um pneu inservível.
Coleta e destinação de borrachas e pneus no Rio de Janeiro A Contecom Ambiental é uma empresa de gerenciamento de resíduos industriais, localizada no Rio de Janeiro. Especializada em garantir segurança fiscal e minimizar impactos ambientais em todos os segmentos. Entre em contato para consultar uma parceria conosco!
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